domingo, 2 de agosto de 2009

UM CARDÁPIO DE AVENTURAS



As americanas Mary O'Hare e Rose Storey escreveram "Recipe for a Book Club", um livro de cardápios mensais para clubes de leitura. Uma ideia original e uma execução um pouco confusa. Explico. As autoras misturam sugestão de um título para cada mês do ano, com receitas de um cardápío completo e muito fácil, e leituras correlatas ao título principal sugerido. Para o mês de Novembro, por exemplo, o tema principal escolhido por elas é a Aventura, assim, com A maiúsculo. Não conheço o livro indicado, "Two years before the mast", de Richard Henry Dana, mas vejo que é a história de (outro) homem e seus barcos, "Pilgrim" e "Alert", que ele era um abolicionista, amigo de Ralph Waldo Emerson e que Alan Ladd viveu seu papel no cinema. Conheço as leituras apontadas para complementar sua história, no entanto, e elas cobrem uma gama variada demais para o meu gosto. Vão de "O chamado da floresta" ( Call of the wild), de Jack London, a "Viagens de Gulliver", de Jonathan Swift, passando por "Robison Crusoe", de Daniel Defoe, "Os três mosqueteiros", de Alexandre Dumas, "A filha da fortuna", de Isabel Allende e "Dívida de honra", de Tom Clancy. Qual seria a bússola a nortear O'Hare e Storey? O tom folhetinesco, épico, peripécias puras e simples? Pergunto isso porque elas, ao elaborar sua lista, misturam livros de entretenimento acrítico com outros, emblemáticos como crítica do homem e sua civilização (Defoe e Swift). Não que elas não se justifiquem, de certa maneira. Na avaliação que fazem do livro de Dana, elas o acham "confuso", embora fascinante em suas descrições de povos e costumes.
Para degustar esse poutpourri literário, elas sugerem um menu igualmente Alhos e Bugalhos, cuja ênfase é o exotismo, com um toque de século XIX, pelo que consigo depreender.

Chá gelado de laranja
Pasta de Alcachofra
"Gumbo" de Salsichas, Frango e Camarão
Pão francês
Pudim de pão

Detenho-me no Pudim de Pão, que é uma sobremesa que tem seu lugar em qualquer Chá das Cinco, qualquer sobremesa, e naquele lanchinho antes de dormir. É uma receita simples para a qual elas propõem um molho opcional substancioso, que pode enriquecer um "Thanksgiving Day", na opinião delas, ou nosso Natal.

Pudim de Pão

1 e 1/2 xícara de açúcar
3/4 colher de chá de canela
3/4 colher de chá de noz moscada
3 ovos
3/4 colher de chá de baunilha
3/4 xícara de passas
3/4 xícara de nozes pecans picadas
5 colheres de manteiga, derretida
3 xícaras de leite integral, aquecido
350 g de pão dormido, sem casca

Misture o açúcar, a canela e a noz moscada. Usando um "fouet", adicione os ovos e a baunilha. Com uma colher de pau, acrescente a manteiga e depois o leite. Por último, coloque o pão, mexendo levemente, mas com firmeza. Coloque numa forma retangular e no forno ainda frio, ajustando depois para cerca de 150º.
Pode ser servido quente. Também pode ser acompanhado de creme batido ou Molho de Uísque, abaixo.

Molho de Uísque ( opcional)
1/4 xícara de manteiga
1/2 xícara de açucar
1 gema de ovo
2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de whiskey

Cozinhe os ingredientes(todos, menos o whiskey) em fogo baixo até que a mistura engrosse ( cerca de 5 minutos). Tire do fogo e adicione o whiskey. Tome cuidado para não adicioná-lo enquanto o molho estiver no fogo, pois do contrário ele flambará.