quarta-feira, 3 de novembro de 2010

BOLO DE CHOCOLATE AMARGO COM CALDA DE MORANGO


Os morangos estão todos estragados. Uma cor, vermelha escura, muito escura, a ondular uma superfície já amolecida. Haviam estragado como um todo: cada morango, um por um; cada morango, do toque dos dedos ao seu interior. Um coração apertado, aquele morango que joguei fora. O mais vulnerável, dada a sua exposição à beirada da caixa. Foi tomado pelo tom vermelho mais escuro de todos.
Morangos puros. Era a receita que separamos de um caderno de receitas da minha avó. Cortados em pequenos pedaços e jogados com água e pouco açúcar na panela. A calda aos poucos se formaria, como um conjunto de uma densidade só. Morangos, água e açúcar. Quentes, a molhar o bolo de chocolate amargo. Ele sugeriu sorvete, sorvete de baunilha por cima. Mas, eu disse, o sorvete ficaria demais, que viria a carregar o sabor. O azedo e o amargo. Eu preferia assim. Não havia espaço para o doce.
Pensei em Rimbaud naquele momento, que por doçura, perdu la vie. Era delicadeza, délicatesse na verdade. Seria a doçura a nota mais dissonante da delicadeza? O sentimento ali, mais vulnerável? Ele o era. Doce. Tão doce, que me fazia dormir todas as vezes que contava.
Olhou os morangos estragados, o vermelho escuro e não compreendeu. Por que? perguntou com uma voz desconsolada, agora que já era tarde, e a noite fechara todos os lugares. Eu lhe respondi, sem a tentativa de metáforas, sem amores, ou verdades maiores concebidas por um livro de autoajuda. Disse-lhe, pela força da voz, simplesmente, que morangos se consomem muito rápido.
O vermelho escureceu. Podemos dormir agora? perguntei.
- -
Bolo de chocolate amargo com calda de morango

Ingredientes
Para calda:
1 xícara de açúcar
1/4 de xícara de água
2 xícaras de morangos picados
Para a massa:
300 g de chocolate amargo picado
3/4 de xícara de manteiga cortada em pedaços pequenos (150g)
1/3 de xícara de geléia de framboesa
6 ovos
1 xícara de açúcar (180 g)
1/3 de xícara de farinha de trigo (40g)
1 colher (chá) de fermento em pó
Modo de fazer
- Prepare a calda: leve ao fogo baixo uma panela pequena com açúcar e a água. Misture somente até dissolver o açúcar e deixe ferver por 10 minutos, até a calda começar a engrossar um pouco. Junte o morango picado, aumente o fogo e cozinhe rapidamente por cerca de 5 minutos, para que não percam a forma. Reserve.
- Pincele com óleo o fundo de uma assadeira alta de 21 cm x 28 cm e forre-o com papel-manteiga. Unte bem o papel e as laterais da assadeira com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
-Prepare a massa: numa panela de fundo grosso, derreta o chocolate e a manteiga em fogo baixo. Adicione a geléia, misture bem e deixe amornar.
-Na batedeira, bata bem os ovos com açúcar até formar um creme esbranquiçado. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura de ovos e meixa com uma espátula. Aos poucos, junte o chocolate derretido, delicadamente.
-Espalhe a massa na fôrma preparada e leve ao forno moderado (180 graus), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que na superfície do bolo se forme uma crosta leve e que, espetando um palito no centro, ele saia grudado em migalhas. Deixe esfriar por 5 minutos.
-Solte os lados do bolo da fôrma, passando a faca, e deixe esfriar mais um pouco. Siva o bolo morno com calda em temperatura ambiente.