quinta-feira, 3 de setembro de 2009

DELICADEZAS CHINESAS



Há quem seja entusiasta de Lin Yutang, quem tenha se enamorado dos livros de Pearl Buck e quem, sendo de uma geração mais recente, tenha se rendido aos encantos de Amy Tan, Anchee Min e Lisa See.
Confesso que sou dessas últimas. Da primeira, me deixei seduzir pelo "O clube da felicidade e da sorte", a obra mais bem acabada de Tan, autora sino-americana. Relato em duas gerações dos contrastes entre a vida da mulher na China antes de Mao, e das suas descendentes na San Francisco de hoje em dia, "O clube" consegue comover, sem ser piegas. Anchee Min se especializou em mulheres terríveis: Madame Mao e a Imperatriz Orquidea, personagem nefasta que aparece em todo seu esplendor no filme de Bertolucci, "O último imperador". Os relatos de Min são pincelados de sensualidade e crueldade, em doses iguais. Lisa See, no entanto, fenômeno recente nas listas de mais vendidos americanas, surpreende pela delicadeza. "Flor de neve e o leque secreto" fala da linguagem proibida das mulheres, "As palavras do amor", de uma paixão que ultrapassa a morte.
Em todas as três autoras envolve o leitor, sobretudo, a riqueza da recriação de uma cultura distante e de belissimos detalhes. Um antídoto perfeito ao estereótipo chinês que a globalização nos impôs: pastelarias e lojas de badulaques a 1,99.
A receita aqui escolhida,helàs, parecerá a paladares requintados uma citação do clichê. Mas não é. São deliciosos pastéis chineses, diferentissimos do nosso pastel servido com caldo de cana. A receita é extraída de "O livro da comida chinesa", de Jasper Spencer-Smith ( Manole).

PASTÉIS DE CAMARÃO
450g de camarões crus descascados e moídos
115g de brotos de bambu em conserva, picados
4 colheres ( de sopa) de água
1 1/2 colher (de sopa) de molho de soja
1/2 colher (de sopa) de vinho de arroz (saquê) ou xerez seco
1/2 colher (de chá) de açúcar
1/2 colher (de chá) de óleo de gergelim
Pimenta do reino preta moída, a gosto
1 1/2 colher (de sopa) de maisena

Massa:
450g de farinha de trigo comum
115 mil de água fervendo
70 ml de água fria
1 colher (de sopa) de óleo vegetal

Para fazer o recheio, misture todos os ingredientes, exceto a maisena até a mistura estar bem lisa. Junte a maisena. Divida em 30 porções.
Para fazer a massa. Coloque 315 g de farinha em uma tigela de tamanho medio. Use o restantes para enfarinhar as mãos. Junte a água fervendo. Adicione a água fria e o óleo. Misture para formar uma massa: sove até ficar macia. Forme com a massa um rolo comprido ( como para fazer nhoque) e corte em 30 pedaços. Use um rolo de macarrão para abrir cada porção em um círculo com aproximadamente 5 cm de diâmetro e espessura bem fina.
Coloque 1 porção de recheio no meio do círculo de massa. Junte as pontas e aperte-as para fechar, formando uma corda nas bordas. Repita com os círculos e os recheios restantes.
Forre um cesto de cozinhar no vapor com um pano úmido. Coloque os pastéias a cerca de 2,5 cm de distância um do outro. Cozinhe no vapor por cerca de 5 minutos. Retire e sirva. Faz 30 pastéis.
obs: esses pastéis também podem ser fritos ou assados, resultando numa massa sequinha e crocante.