quarta-feira, 19 de agosto de 2009

AO VENCEDOR, AS BATATAS



A expressão é conhecida, é quase a frase mais conhecida de Machado de Assis, título de livro do crítico Roberto Schwarcz, inclusive. O seu contexto, no entanto, é um pouco obscuro para quem não mergulhou nas páginas de "Quincas Borba", uma das obras-primas do grande autor brasileiro.
"– Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas, rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência de outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da guerra. Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas."
Esta é a síntese do humanitismo, tal como pregado pelo filósofo Quincas Borba a Rubião, que não aprende o suficiente com o mestre para poupar-se de extremos dissabores.
Como nesse blog, no entanto, ao contrário, todos são vencedores ( são leitores, não são? conhecem Machado de Assis, não conhecem?), escolhemos reconvocar as batatas, que já deram o ar de sua graça nessas páginas. A versão atual é extraída do livro de Anne Wilson,"Receitas populares de batata" (Könemann). Batatas com casca e tudo e recheio ao gosto do "vencedor". Ideal para acompanhar assados, por exemplo. Ou para um lanche de inverno, acompanhado por um bom vinho.

BATATAS ASSADAS
(receita para duas pessoas)
2 batatas grandes (660 g)

1. Aqueça previamente o forno. Espete as batatas várias vezes com um garfo e leve-as ao forno durante 1 hora até que estejam cozidas.
2. Enquanto isso, prepare os recheios que desejar.
3. Faça um corte ou uma cruz nas batatas assadas, separe as metades e introduza o recheio ou, ainda, extraia a polpa, misture com o recheio e torne a introduzi-la na batata.
obs:( para cozer as batatas com a casca no microondas, fure a superfície da batata com um garfo, envolva-a em papel absorvente e coza à temperatura máxima durante 10 minutos. Deixe-as repousar, sem abrir o forno, durante 2 minutos).


RECHEIO SUIÇO
1/4 xícara de queijo gruyère ou emmenthal cortado em quadradinhos
2 fatias de presunto cortado em tiras
3 cebolas picadas
2 batatas grandes assadas

Misture o queijo, o presunto e as cebolas. Faça um corte em forma de cruz e introduza a mistura quando as batatas ainda estiverem bem quentes, para que o queijo se funda.

COGUMELOS E ALHO
45 g de manteiga
125 g de cogumelos cortados em quartos
1 dente de alho triturado
2 colheres de chá de salsa picada
pimenta moída
2 batatas grandes assadas

Aqueça a manteiga e junte os cogumelos e o alho. Frite até que estejam macios. Acrescente a salsa picada e a pimenta. Introduza a mistura nas batatas, cortadas em forma de cruz.

CAMARÕES PICANTES
15 de manteiga
250 g de camarões cozidos e sem casca
1 pitada de curcuma
1 pitada de coentro picado
pimenta moída
2 batatas grandes assadas

Aqueça a manteiga numa frigideira e frite os camarões, a curcuma eo coentros em fogo brando, durante 1 minuto. Tempere com pimenta a gosto. Faça um corte longitudinal nas batatas e recheie com a mistura.