terça-feira, 22 de setembro de 2009

MUFFINS À LA OSCAR WILDE

Aprendi a fazer muffins quando menina, porque uma vizinha tinha uma receita incrível e era delicioso testá-la em mil e uma combinações.
Mas os muffins ganharam um sabor especial quando, com cerca de 17 anos, descobri a obra teatral de Oscar Wilde. Eu era apaixonada por teatro, e a verve de Wilde, com sua certeira pontaria contra a sociedade do seu tempo- a mesma que lhe daria durissimo troco, mais tarde, em seu processo de corrupção- era um prato cheio de jogos de palavras, chistes, blagues, trocadilhos. Gostava de "O leque de lady Windermere" mas, sem dúvida, a minha peça favorita era "A importância de ser Prudente" ou "Ernesto", segundo o original. Eu a havia visto na televisão, na versão cinematográfica com sir Michael Redgrave, então podia imaginar, perfeitamente, os bigodes fremindo, o arquear de sobrancelhas e o stiff upperlip, o lábio superior rígido como a educação vitoriana, a cada cena ou página lida. E a altercação em torno do muffin era ( e continua sendo) impagável. Para acompanhá-la melhor, vale entender a trama. Algernon, encarnação do próprio Wilde, é um dândi sem escrúpulos que se apaixona por Cecily, tutelada de Jack que, por sua vez, ama e é correspondido por lady Gwendoleen, prima de Algernon. Os dois cavalheiros não poderiam ser mais diferentes. Até porque Jack é epítome da correção e da retidão de espírito. Ao final da peça, além dos amores correspondidos, vem a grande revelação: Jack e Algernon, não só são irmãos, como ambos se chamam Ernest, o nome preferido pelas damas.

CONFIRA O TRECHO DA PEÇA:
Jack: Como você pode ficar aí sentado, calmamente comendo muffins, enquanto há um terrível problema a resolver, não consigo entender. Você parece não ter coração.
Algernon: Bom, eu não posso comer muffins de maneira agitada. A manteiga provavelmente sujaria meus punhos. Deve-se comer muffins calmamente. É a única maneira correta de comê-los.
Jack : O que estou dizendo é que é perfeitamente desalmado comer muffins, da maneira que for, nessas circunstâncias.
Algernon: Quando tenho problemas, comer é a única coisa que me consola. Na verdade, quando estou realmente enrascado, como qualquer pessoa que me conhece intimamente poderia lhe assegurar, recuso tudo, exceto comida e bebida. No momento presente estou comendo muffins porque estou desgostoso. Além do mais, realmente aprecio muffins (erguendo-se).
Jack: Isso não justifica você comê-los tão vorazmente (pega uns muffins).
Algernon: (oferecendo um bolo) Eu preferia que você comesse do bolo, não gosto de bolo.
Jack:Céus! Imagino que um homem possa comer os muffins servidos em seu próprio jardim.
Algernon: Mas você acabou de dizer que é desalmado comer muffins.
Jack: Eu disse que era desalmado você comê-los, nas circunstâncias, o que é muito diferente.
Algernon: Pode até ser. Mas os muffins são os mesmos ( ele pega o prato da mão de Jack).
(ato II, cena 2).
Muffin que se preze tem que ter forma própria e recheios variados. Abaixo a receita básica da tia Consuelo( ficam muito parecidos com os de Wilde). Versões mais sofisticadas e variadas, com chocolate branco e fudge, podem ser encontradas no livro "Receitas caseiras- Muffins", das edições h.f.ullmann, coleção Le Cordon Bleu.





MUFFINS
Peneirar bem:
2 xícaras rasas de farinha de trigo
3 colheres de chá de fermento
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de manteiga
1 ovo
1 xícara e 1/4 de leite
Acenda o forno. Unte as forminhas. Peneire a farinha e os ingredientes secos. Ponha a farinha numa tigela, meça a manteiga e, com o garfo, vá cortando a manteiga dentro da farinha, até parecer farinha de milho grossa. Quebre o ovo numa tigela e bata com o garfo. Junte com o leite. Misture bem. Ponha dentro da tigela de farinha. Mexer um pouco, levemente, até umedecer toda a farinha. Fica uma massa grumosa. Com uma colher, encha as forminhas. Asse em forno muito quente. Pode usar passas na massa ou casca de limão ralada.

VEJA A CENA DOS MUFFINS CLICANDO ABAIXO
http://www.youtube.com/watch?v=NSMF_yJTyXY&feature=related
VEJA O TRAILER DO FILME DE 1952 COM  MICHAEL REDGRAVE
http://www.youtube.com/watch?v=3vt37AR-5H8&NR=1
VEJA O TRAILER DO FILME DE 2002 COM COLIN FIRTH
http://www.youtube.com/watch?v=U42lBo8fST8&feature=related

4 comentários:

Cori disse...

O blog mais saboroso da rede!

Vir até aqui é como chegar até a cozinha de casa, levado pelo cheiro de alguma coisa deliciosa a frigir na panela.

Hoje, vou fazer muffins...

Chef De Nonno disse...

Conheço esses muffins de longa data. Assevero que, tanto os de passas quanto os de raspas de limão, feitos segundo essa receita, são de um delicado e saboroso paladar. Quentinhos e com um naco de boa manteiga por cima então, ai meu Deus!!!

Eugenia Ribas Vieira disse...

Vivian
Que delícia descobrir na cara do Muffin o Oscar Wilde! Para mim os muffins nunca mais serão os mesmos.

Rede Latitudes disse...

Delicia para a alma e para o paladar! hummmm

Bjs

Duda Fernandes