sexta-feira, 2 de abril de 2010

CARDÁPIO DE CÃO

Pense em Marley, o labrador de 44 kg e totalmente trapalhão do mega-bestseller "Marley e eu", de John Grogan.
Entra na vida de John e Jenny para ajudá-los a testar seus talentos de mãe e pai. Ocupa todos os espaços possíveis, dentro e fora de casa, no coração dos donos e em tudo que os cerca. Está lá quando chegam os bebês, sempre com seu jeitinho temperamental e brincalhão. Mas puro, puro, um modelo de devoção canina.
Você tem um Marley em casa, eu tenho um Marley, muita gente tem.

Agora vamos pensar nas rações compradas a peso de ouro nas petshops e em alguns de seus indesejáveis efeitos colaterais: hormônio demais, por exemplo.
O contraponto para a ração é a comida de cão, bem feitinha no fogão da família, enriquecida com vegetais de todo o tipo. Pratos fartos e deliciosos. Na medida de um cão arrasa-quarteirão e acaba com o estoque de Kleenex feito Marley.
Opções dessse contraponto é o que se pode encontrar no livro "Bom para cachorro", da chef Roberta Sudbrak (SENAC), inspirado num Golden retriever chamado Júnior.
Para ele foi concebido esse 






ENSOPADINHO DO JÚNIOR
300 g de alcatra magra
600 g de couve-flor
120 g de shitake
60 g de gérmen de trigo torrado
5 g de alho
12 g de cebolinha verde fatiada
1 g de sal

Modo de fazer
Corte a alcatra, a couve-flor, o shitake e o alho em pedaços bem pequenos. Coloque os ingredientes em uma panela, acrescente o sal e cubra com água fria. Leve ao fogo e, assim que começar a ferver, abaixe o fogo e cozinhe até que a couve-flor esteja macia. Retire do fogo, acrescente o gérmen de trigo, a cebolinha e deixe descansar com a panela tampada por 15 minutos. Sirva em temperatura ambiente.





Um comentário:

Cilea Gropillo disse...

Vivian eu tambémtenho uma coisinha peluda que eu adoro.Achei o livro da Roberta o máximo mas confesso que o resultado me causa nojo. Prefiro o cocozinho sequinho produzido pela ração, fácil de limpar e sem cheiro!!!!!
Ciléa